Estatística
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
FILIPE DA ROCHA SOARES
KÁSSIA EVANILY ALCÂNTARA DO NASCIMENTO
LÍVIA ALVES FERREIRA
ATIVIDADE TEXTUAL DA OFICINA III:
“AMOSTRAGEM E TESTE DE HIPÓTESE”
TERESINA (PI)
2013
FILIPE DA ROCHA SOARES
KÁSSIA EVANILY ALCÂNTARA DO NASCIMENTO
LÍVIA ALVES FERREIRA
“AMOSTRAGEM E TESTE DE HIPÓTESE”
Atividade sobre “Amostragem e Teste de Hipótese”, apresentado à disciplina de Estatística Aplicada à Psicologia, do Curso de Psicologia da FSA, como requisito parcial para obtenção da terceira nota.
PROFESSOR ORIENTADOR:
MS. Gilberto de Araújo Costa.
TERESINA (PI)
2013
1. INTRODUÇÃO
A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolva o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável. Desta forma, a Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados.
No mundo moderno, a alta competitividade na busca de tecnologias e de mercados tem provocado uma constante corrida pela informação. Essa é uma tendência crescente e irreversível. O aprendizado a partir de dados é um dos desafios mais relevantes da era da informação em que vivemos. Em linhas gerais, podemos dizer que a Estatística, com base na Teoria das Probabilidades, fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza.
2. NOÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE AMOSTRAGEM
Amostragem é todo o processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto. Da análise dessa parte pretende obterem-se informações para todo o conjunto. No entanto, para entendermos melhor o que é amostragem e suas principais técnicas, devemos