Estatística
A Estatística (ou ciência Estatística) é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. Pode-se dizer que a estatística é um conjunto de métodos para coletar, organizar, resumir, analisar, planejar experimentos, interpretar e tirar conclusões.
2. VARIÁVEIS
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Variáveis podem ser classificadas da seguinte forma:
1. Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido, como (peso, altura, tempo e tc.).
2. Variáveis Qualitativas: são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais como (sexo, cor da pele, cor dos olhos, saudáveis não saudáveis).
3. POPULAÇÃO E AMOSTRA
Os dados estatísticos são frequentemente selecionados de um conjunto maior, cujas características é preciso estimar.
Amostra é um conceito de estatística que significa um subconjunto de elementos pertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população.
Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são representativas dessas populações, podendo levar nesses casos a inferências erradas.
As amostras podem ser aleatórias ou não aleatórias, representativas ou viciadas. Segundo Marconi e Lakatos “amostra é uma parcela conveniente selecionada do universo (população); é um subconjunto do universo”.
Em Estatística,