Estatística
A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia. Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizado no aprimoramento de produtos, desenvolvimento de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença. A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.
ETAPA 1:
Conceito de Estatística
A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência fenômenos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar através de dados passados, a previsão de fenômenos futuros.
Conceito População e Amostra
População é a totalidade de pessoas, ou outro sujeito, do qual se possam extrair dados. É um grupo de interesse que se será o objeto de estudo, do qual se deseja tirar conclusões.
Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. Esse processo de aleatoriedade é indispensável para que o resultado seja coerente e com resultados leais.
Definição Parâmetros e Estatísticas
Parâmetro é um valor numérico usado para descrever uma característica da população. Média, proporção, mediana são exemplos de parâmetros que podem ser usados em estudos empíricos.