Estatística - PIB e correlações
ANO 2014
COMO ANDA A SITUAÇÃO
ECONÔMICA BRASILEIRA?
Volume 1/ Edição Especial
SE VOCÊ SE CONSIDERA UM LEIGO NO ASSUNTO, COM CERTEZA APÓS LER
CONSEGUIRA TER UMA NOÇÃO DE COMO ANDA A ECONOMIA DO BRASIL.
Nós do jornal Economia para iniciantes LTDA resolvemos começar analisando como a influência de quatro variáveis macroeconômicas (Juros, Desemprego, Salário mínimo e Inflação) altera o Produto Interno Bruto
(PIB) Brasileiro e qual a relação entre si. Coletamos esses dados referentes ao Brasil desde o ano de 2000 e os analisamos tal relação. A partir de tal estudo, será possível dizer se para o ano de 2014 o país terá um progresso ou regresso econômicoPensou que um documento que tem essa aparência ótima é difícil de criar?
CONCEITOS BÁSICOS
O PIB nada mais é do que a soma de todos os serviços e bens finais produzidos por um país em determinado ano e serve para medir a capacidade econômica. É basicamente composto por consumo, investimento, gasto do governo, importações e exportações.
BANCO DE DADOS PARA
ANALÍSE
Dados do PIB, juros, inflação, salário e desemprego desde
2000 até os dias atuais.
No Brasil, os juros usados como referência são os medidos pela taxa SELIC. É a menor taxa de juros e serve para empréstimos de curtíssimo prazo entre bancos, no momento que alguém pega emprestado, é oferecido títulos públicos como garantia. Isso faz com que a taxa SELIC tenha o menor risco possível.
A inflação é medida por alguns índices aos quais é possível se obter o percentual de aumento ou de queda no valor dos produtos para consumo em determinado período. Um aumento na inflação acarreta repentina perda no poder de compra e afeta a economia reduzindo o valor da moeda.
ECONOMIA PARA INCIANTES LTDA
ANO 2014
“O PIB brasileiro continua crescendo, porém, à uma taxa menor do que a esperada.”
PIB X INFLAÇÃO
Inflação x PIB
6.000.000
Produto Interno Bruto
A relação