Governança Corporativa
Suas origens
Quais os objetivos?
Quais ações estratégicas podem ser tomadas em relação ao tema?
Quais os benefícios para a organização?
Quais os benefícios para os colaboradores?
Qual o papel do RH?
Exemplos de empresas que utilizam o tema e de que forma acontece nas mesmas.
O que é?
Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
Origens
O surgimento da Governança Corporativa deu-se a partir da necessidade de se criar uma gestão participativa e transparente, face a integração do comércio e a expansão em grande escala das transações financeiras em meados do século 20.
Outra razão para o surgimento da Governança é o ingresso de novos interessados nas instituições, sejam por novos sócios ou herdeiros, ou seja, outros interesses que começam a fazer parte da sociedade.
Objetivos:
O seu principal objetivo é proteger o patrimônio de uma determinada empresa, recuperar e garantir a confiança para os acionistas, criando procedimentos eficientes tanto no incentivo quanto no monitoramento a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhados com os interesses dos acionistas, em função disso foi criado o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.
AÇÕES ESTRATÉGICAS QUE PODEM SER TOMADAS EM RELÃÇÃO AO TEMA
Prover uma estrutura eficiente de incentivos para a administração da empresa, visando a maximização de valor;
Conduta Ética e Transparência na Gestão
Desenvolver ações referentes ao tema de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, para empresa e também para sociedade.
Princípios básicos que definem a Governança Corporativa
Transparência: mais do que “ a obrigação de informar” a administração deve cultivar o “ desejo de informar ”, sabendo que da boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea,