Estatística Mauro Costa
Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Produção
ESTUDO ESTATÍSTICO PARA AVALIAÇÃO E FORNECIMENTO DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO NA APLICAÇÃO DE MATERIAIS DE ISOLAÇÃO TERMO-ACÚSTICA UTILIZADOS EM CAPÔS PARA ÔNIBUS COM MOTOR DIANTEIRO
Porto Alegre
2007
1 - Introdução
A companía está pouco a pouco evoluindo na complexidade de seus produtos e mercados mais complexos, como o de veículos de transporte rodoviário. Neste sentido, a empresa desenvolveu seu veículo de entrada neste segmento, que atenderá os nichos das curtas e médias distâncias, turismo e fretamento. Por tratar-se de um ônibus em que os níveis de exigência tanto de passageiros quanto operadores é mais elevado, o mesmo deve submeter-se a diversos testes e ensaios relativos à sua performance e atendimento às normas de orgãos reguladores federais e estaduais.
1.1 - Estudo de Caso
Dado o que foi acima exposto, um dos principais quesitos a serem atendido refere-se à emissão de gases e ruídos. Neste ultimo, o principal ponto a ser observado, é o ruído induzido a partir do motor para o restante do veículo, e se este for configurado com motor dianteiro, esta característica torna-se ainda mais crítica, pois o acesso para a manutenção do mesmo é feito pelo habitáculo, junto ao posto do motorista, onde deve-se então considerar também a isolação térmica (calor).
O método empregado é o do abafamento do compartimento com uma tampa composta por fibra de vidro, que é um material estruturante, juntamente com um composto de outros materiais isolantes, também conhecido como manta de isolação termo-acústica composta, em que são empregados primordialmente, mastique (composto de betume asfáltico), lã de rocha, lã de vidro, feltro de tecido e lâmina de alumínio, nesta sequência.
O mastique isola o ruído de baixas freqüências, a lâmina de alumínio e o feltro o de freqüências intermediárias e altas. As lãs são responsáveis