Estatisticas
Linux registra uma grande quantidade de eventos para o disco, onde está principalmente armazenadas no diretório: / var / log em texto simples. A maioria das entradas do log de passar pelo sistema de registro daemon, syslogd, e são gravadas no log do sistema.
Ver os Relatórios Graficamente
Para visualizar arquivos de log usando um programa fácil de usar, aplicação gráfica, abra o aplicativo Visualizador de Log File do seu Dash.
O Visualizador de LogFile exibe um número de registros por padrão, incluindo o seu log de sistema (syslog), log gerenciador de pacotes (dpkg.log), log de autenticação (auth.log) e de log do servidor gráfico (Xorg.0.log). Você pode ver todos os registros em uma única janela - quando um novo evento de log é adicionado, ele aparecerá automaticamente na janela e será negrito. Você também pode pressionar Ctrl + F para procurar suas mensagens de log ou usar o menu de Filtros para filtrar os logs.
Se você tiver outros arquivos de log que você deseja ver - por exemplo, um arquivo de log para uma aplicação específica – você pode clicar no menu Arquivo, selecione Abrir e abra o arquivo de log. Ele aparecerá ao lado dos outros arquivos de log na lista e serão monitorados e atualizados automaticamente, assim como os outros logs.
Escrevendo para o Sistema de Registro
O logger utilitário permite escrever rapidamente uma mensagem para o log do sistema com um único comando, simples. Por exemplo, para escrever a mensagem “Hello World” para o seu log do sistema, use o seguinte comando: logger "Hello World"
Você também pode querer especificar informações adicionais - por exemplo, se você estiver usando o comando logger dentro de um script, você pode querer incluir o nome do script: logger-t ScriptName "Hello World"
Como fazer backup de seu PC com Linux Simple Backup
No Linux uma das maneiras mais fáceis de fazer backups automáticos é com Simple Backup