Estatistica
O teste de hipóteses é um procedimento ou regra de decisão que conduz a uma tomada de decisão, possibilita decidir se determinada hipótese estatística é ou não apoiada pela informação obtida com base nas amostras. É um procedimento que nos possibilita verificar se os dados são ou não compatíveis com alguma hipótese, baseando-se na análise das amostra.
Tipos de Hipóteses
Os testes de hipóteses são constituídos apenas por duas hipóteses, hipótese nula H0 e alternativa
H1.
Hipótese nula H0
É a afirmação que garante que um parâmetro populacional atende as especificações, isto é, a afirmação é “verdadeira”.
H0: 0 = 0
Hipótese alternativa H1
É a hipótese contrária, oposta à hipótese nula, a afirmação que oferece uma alternativa quando um parâmetro populacional não atende as especificações, isto é, a alegação de um parâmetro diferente do alegado, a afirmação é “ falsa”, pois esse parâmetro pode ser maior, igual ou menor que o alegado, corresponde a um conjunto de alternativas.
H1:0 ≠ 0
Nota: As hipóteses são contraditórias, elas não poderão ser simultaneamente verdadeiras.
Assim, quando se aceita H0 também rejeita-se H1 e vice-versa.
Exemplo: se o valor da afirmação for k e o parâmetro populacional for µ, então alguns pares possíveis de hipótese nula e alternativa são: Ho: µ ≤ k | Ho: µ ≥ k | Ho: µ = k | Há: µ > k | Há: µ < k | Há: µ ≠ k |
Nível de significância de um teste
É a probabilidade máxima de rejeitar a hipótese nula H0 quando ela é verdadeira, é a probabilidade de ocorrência de um erro do tipo 1, e é designada por α. α= P (erro da 1ª espécie) = P (rejeitar H0ǀH0 é verdadeira)
Geralmente o valor do nível de significância e igual a (α=0.1, 0.05 ou 0.10). Estatística do Teste