estatistica
É a parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população (pessoas ou objetos) e os métodos de tirar conclusões e fazer predições com base nesses dados...
Metodos estatísticos.
As principais fases são:
Definição do problema
Delimitação do problema
Apresentação dos dados
Planejamento para obtenção dos dados
Coleta dos dados
Apuração dos dados
Apresentação dos dados
Análise dos dados
Interpretação dos dados
“mediana” refere-se a “meio”. Dado um conjunto de informações numéricas, o valor central corresponde à mediana desse conjunto. Dessa forma, é importante que esses valores sejam colocados em ordem, seja crescente ou decrescente. Se houver uma quantidade ímpar de valores numéricos, a mediana será o valor central do conjunto numérico. Se a quantidade de valores for um número par, devemos fazer uma média aritmética dos dois números centrais, e esse resultado será o valor da mediana.
Variância: dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio).
Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estarão da média; mas, quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.
Desvio Padrão: o desvio padrão é capaz de identificar o “erro” em um conjunto de dados, caso quiséssemos substituir um dos valores coletados pela média aritmética.
O desvio padrão aparece junto à média aritmética, informando o quão “confiável” é esse valor. curtose é o grau de achatamento ou de afilamento de uma distribuição de frequências, ou seja, do histograma correspondente. É a medida que faltava para completarmos o quadro das estatísticas descritivas. A curtose indica o quanto uma distribuição de frequências é mais achatada ou mais afilada do que uma curva padrão, a qual é denominada de curva normal.