Estatistica
A seguir seguem algumas definições consideradas no desenvolvimento da modelagem matemática proposta
4.1 CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS
os bancos dispõe de um amplo conjunto de alternativas de investimento, as quais podem ser consideradas na análise da composição de seu portfólio de negócios.
primeira tarefa é a escolha de categorias agregadas de ativos e passivos, as quais deverão ser contempladas na modelagem.
variáveis de decisão: volumes serão obtidos pelo processo de otimização,e obtidos por previsão.
no modelo proposto neste trabalho é fundamental considerar, adicionalmente, uma definição sobre as diversas formas em que os fluxos de caixa podem distribuir-se ao longo do tempo e sobre a classificação de risco das alternativas; as categorias de produtos escolhidos devem ser aquelas cujos prazos e características de negociação indiquem a intenção de maior permanência no balanço da instituição.
4.2. DEFINIÇÃO DO HORIZONTE TEMPORAL
Um dos fatores mais importantes nessa definição é o comportamento de estabilidade ou instabilidade da economia.
Outro fator que influi na definição do horizonte temporal do modelo é a prática bancária em relação ao período abrangido pelo planejamento e orçamento da instituição, além dos períodos definidos para apuração dos resultados financeiros.
No ambiente brasileiro, é usual a consideração de um ano subdividido em períodos mensais intermediários.
4.3. DATA FOCAL
dinamicidade da negociação bancária faz que sejam produzidos fluxos contínuos de entradas e saídas de recursos é necessário definir uma data focal para cálculo dos fluxos e influxos de recursos financeiros provenientes das operações.
5.1. VARIÁVEIS DE DECISÃO
As diversas categorias de ativos e passivos/obrigações consideradas no modelo são descritas na TABELA 1. As variáveis de decisão correspondem aos volumes financeiros de cada uma das categorias de ativos e passivos cuja intenção seja de maior permanência