Atividade 04
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professor: Vinícius Castilho Vargas
Aluno: Bruno Henrique Andrade Silva
Vimos nos módulos cinco e seis, assunto de extrema importância nas organizações, que são as motivações humanas. As motivações nas organizações são questões complexas, que precisam ser tratadas e olhadas de forma diferente. Pois bem, e seguindo está mesma linha de pensamento trarei nesta atividade, algumas teorias sobre a motivação humana nas organizações.
Falaremos sobre a teoria de dois fatores de Herzberg, teoria desenvolvida pelo professor em gestão Frederick Herzberg e também sobre a teoria da realização desenvolvida pelo psicólogo Dr. David McClelland.
Teoria de dois fatores: As teorias abordadas falam sobre dois fatores, são eles extrínsecos ou de higiene e também os intrínsecos ou de motivação.
Extrínsecos ou de higiene: São fatores que conduzem a completa insatisfação em relação do empregado para com a empresa. Ex: Condições físicas de trabalho, relacionamentos interpessoais, a política da empresa, benefícios, incentivos sociais e etc.
Intrínsecos ou de motivação: É a satisfação com o cargo ocupado que depende dos fatores que motivam os empregados. Ex: Realização, aprendizagem e conhecimento, prestígio, reconhecimento e etc.
A teoria da realização ou das necessidades adquiridas: Nesta teoria abordaremos as necessidades que motivam as pessoas nas organizações e são elas: Necessidades de poder, necessidade de afiliação e necessidade de realização.
Necessidade de poder: Trata-se de relacionamentos com pessoas, das quais a uma necessidade de controle sobre outras pessoas ou usar de poder para que estas pessoas ou empregados realizem determinados objetivos e metas nas organizações.
Necessidade de realização: É a necessidade ou desejo de realizar tarefas concernentes ao trabalho, da melhor forma possível, com eficiência, dominar tarefas difíceis e desafiadoras. E este tipo de pessoa não acredita na sorte e sim no trabalho e competência.