estatistica
Quantas pessoas moram no estado de SP? E no Brasil? E no mundo, afinal? Bem, pode ser que considere essas preocupações bastante exageradas, mas nem sempre o mundo foi tão populoso. Se pararmos para pensar na população mundial de um tempo atrás, digamos, no século XV, veremos que a quantidade de pessoas era bem menor, pois bem, esse crescimento acelerado de habitantes foi verificado no mundo moderno, com a sociedade de massas. A partir daí, a Estatística se tornou, juntamente com a ciência da economia, a ciência social por excelência. A Estatística ou métodos estatísticos, como é chamado algumas vezes, nasceu com os negócios do Estado, daí seu nome. Mas, hoje, sua influência pode ser encontrada nas mais diversas atividades: agricultura, biologia, comércio, química, comunicações, economia, educação, medicina, ciências políticas e muitas outras. A Estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.
É por meio da análise e interpretação dos dados estatísticos que é possível o conhecimento de uma realidade, de seus problemas, bem como, a formulação de soluções apropriadas por meio de um planejamento objetivo da ação.
Definições de Probabilidades.
Devemos usar as Probabilidades, no sentido corrente do termo, dizemos: "É provável que amanhã vá ao cinema" ou "Tenho pouca probabilidade de ganhar na mega sena ".
Em ambos os casos estamos a fazer previsões futuras sobre acontecimentos que, na realidade, não podemos prever. O que sabemos são, apenas, todas as hipóteses possíveis para esses acontecimentos, isto é sabemos que podemos ou não ir ao cinema, que podemos acertar em todos os números da mega sena, em nenhum ou em alguns, mas não temos nenhuma garantia sobre o que vai acontecer.
Estas situações ( experiências ) dizemos que são aleatórias.
Dizemos que uma experiência é aleatória