ESTAtistica
Os gastos são o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer.
Custos
Os custos são os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Custos da produção de bens ou custo industrial - Compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens. Na maioria das indústrias, tais gastos são classificados em três grandes grupos: materiais, mão de obra e custos gerais de fabricação.
Custo da prestação de serviços ou custos dos serviços prestados - Compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na prestação de serviços. Na maioria das empresas prestadoras de serviços tais gastos são classificados em três grandes grupos: materiais, mão de obra e outros custos da prestação de serviços.
Desembolsos
Os desembolsos são o pagamento do bem ou serviço;
Investimento
O investimento é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são estocados.
Exemplos: a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento no circulante. A máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente.
Despesas
As despesas se referem a bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa. Todas as despesas estão direta ou indiretamente associadas à realização de receitas:
• as empresas comerciais têm despesas para gerar receitas;
• as empresas industriais têm despesas para gerar as receitas e custos para produção de seus bens / produtos acabados;
• as empresas prestadoras de serviços, por sua vez, têm despesas para gerar as receitas e os custos para a prestação de serviços.
OBS.: estes gastos não estão relacionados com a atividade produtiva.
Perdas
As perdas correspondem a bem ou serviço consumido de forma anormal.