estatistica
O Empreendedorismo está no DNA ou pode ser aprendido? Confira um artigo da inc.com, baseado em estudos. Vale à pena conferir, aqui no Jornal do Empreendedor.
Um estudo da Babson College, diz que se você levar um aluno a fazer cursos sobre empreendedorismo, ele tem grandes chances de querer começar seu próprio negócio.
O estudo encontrou uma evidência “esmagadora” de que se os estudantes de negócios tiverem pelo menos duas classes principais sobre empreendedorismo, podem ser “influenciados positivamente” a iniciarem seu próprio negócio.
Os professores da Faculdade Wellesley de Massachusetts, baseado na análise de levantamento de alguns ex-alunos (3755), descobriram que aulas de empreendedorismo, duas (“ou, melhor ainda, três”) afetam fortemente as decisões dos alunos a quererem criar start-ups, e que também, escrever um plano de negócios tem alguma influência nisso, embora não tão forte.
Por que ensinar Empreendedorismo?
“Porque agora temos uma excelente evidência empírica que isso faz a diferença. Acreditamos que o empreendedorismo deve ser ensinado não só para a capacitação de empresários, mas também para ajudar os alunos a decidirem se eles tem a bagagem certa para serem empresários, antes de embarcar em carreiras que podem ser mal-sucedidas.”
- Professores (no estudo, chamado “ A Educação para o Empreendedorismo têm um valor duradouro? Um Estudo sobre as carreiras de 3775 Alunos. ” )
O estudo não encontrou nenhum efeito sobre os alunos que tem pais empresários.
Descobriu-se também que os homens eram mais propensos a se tornarem empreendedores do que as mulheres, e que “havia um indício de que quanto maior a sua renda, menor a porcentagem de alunos que pretendem se tornar empreendedores.”
Outra descoberta interessante: Quanto maior a sua insatisfação no trabalho, maior a probabilidade de alunos com intenções de se tornarem empresários.
“Em um nível mais abstrato, acreditamos que o