estatistica
(ADMINISTRAÇÃO – 4º SEMESTRE)
ESTATÍSTICA
Erika de Isaias de Oliveira Paixão – R.A: 6822481329
Henrique Cardoso da Silva – R.A: 6661432890
Joyce Kong – R.A: 6662416097
Michael Douglas Ferreira Brito – R.A: 6662416079
Ulisses Dias Mendonça – R.A: 1299384999
Fernando Carlos Santos Silva – R.A: 5213965741
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
ETAPA 1
Administração - 4ª Série – Estatística
Profº. Alfonso Guitierrez
São Paulo, 24 de setembro de 2014 Passo 1
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.
Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão. Medidas de tendência central incluem média, mediana e moda. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão, variância, o valor máximo e mínimo, obliquidade e curtose.
Uso em análise estatística
A Estatística descritiva fornece resumos simples sobre a amostra e sobre as observações que foram feitas. Tal resumo pode ser quantitativo ou visual. Esses resumos tanto podem formar a base da descrição inicial dos dados, como parte de uma análise estatística mais extensa, ou eles podem ser suficientes por si mesmos.
Por exemplo, a porcentagem de arremessos no basquetebol é uma descrição estatística que resume a performance de um jogador ou time. Esse número é a quantidade de arremessos bem sucedidos dividido pelo o número de arremessos. Por exemplo, um jogador que consegue porcentagem de 33% faz aproximadamente um arremesso bem sucedido em cada três arremessos. A porcentagem descreve ou resume múltiplos eventos discretos. Considere também a