estatistica
Este capítulo discute as dimensões que representam o ambiente externo do marketing: econômica, política e legal, social, natural, tecnológica e competitiva.
O ambiente econômico inclui ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos. O ambiente político e legal inclui leis, regulamentações e pressões social que afetam os profissionais de marketing. O ambiente social envolve os clientes atuais e potenciais de uma organização em termos de demografia e valores. O ambiente natural inclui os recursos de que as organizações necessitam e que são afetados por elas. O ambiente tecnológico compreende o conhecimento e as ferramentas disponíveis para a execução dos planos organizacionais e de mercado. Por fim, o ambiente competitivo consiste nas outras organizações que podem satisfazer a demanda do mercado.
O caso de abertura, “Serviços de Saúde: Atendendo Pacientes em Casa”, mostra como duas mulheres usaram a análise ambiental com eficiência para identificar uma nova oportunidade no setor de assistência de saúde. Elas conseguiram preencher um vazio iniciando um negócio inovador.
O caso “Serviços de Saúde: Atendendo Pacientes em Casa” é um exemplo de como a análise ambiental pode ser usada em qualquer tipo de setor e de como uma empresa pode identificar mudanças nas necessidades dos clientes e criar mais valor. Os alunos devem refletir sobre como fatores ambientais influenciam planos, estratégias e atividades de marketing.
Implicações da história de abertura e do capítulo para os estudantes
Este é um capítulo importante para os alunos por várias razões. Como cidadãos globais bem informados, os alunos devem desenvolver a consciência das implicações das rápidas mudanças tecnológicas, das mudanças nas forças políticas e sociais no mundo e das grandes transformações nacionais em termos de tendências étnicas e culturais. Além disso, essas macroforças muitas vezes proporcionam uma visão do futuro que pode sugerir possíveis novas