Case de melhoria - Natura
Case de Melhoria
Gestão por Processos – Natura
Como era?
Até 2006, a empresa era muito centralizada, tinha as mesmas revistas, o mesmo material e promoções iguais para o Brasil inteiro. Utiliza um modelo concentrado na região de São Paulo, dificultando na rápida entrega de mercadoria (gestão centralizadora). A empresa não tinha um controle ou projeção de vendas, onde o produto ofertado acabava com rapidez e não tinha em estoque suficiente para a demanda, deixando os consumidores insatisfeitos, e reduzindo o lucro.
Como é?
Hoje a Natura tem uma ampla rede de distribuição dos produtos. Os estabelecimentos estão localizados em Itapecerica da Serra (SP), Matias Barbosa e Uberlândia (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Canoas (RS) e Simões Filho (BA). Essa rede de distribuição permite a melhoria dos serviços prestados às Consultoras Natura, reduzindo o tempo de entrega, além de ampliar a capacidade de separação dos pedidos. Hoje é realizada uma projeção da quantidade de produtos que serão vendidos por região para evitar que se esgotem os produtos, e os resultados tem sempre um acompanhamento, tornando assim uma administração mais leve, pois cria uma estrutura que envolve todos os integrantes da companhia.
Por qual razão mudou?
A Natura decidiu implantar mudanças no sistema de gestão a partir de uma análise, onde notaram que o modelo centralizado não suportaria o crescimento da empresa. A gestão por processos, então, foi a forma que encontraram para viabilizar a construção de um plano futuro, criando assim uma estrutura horizontal por processos, dando autonomia, autoridade e responsabilidade para as unidades de negócios e regionais, bem como aproximando os gestores dessas unidades dos consumidores.
Até 2006, a empresa era muito centralizada, tinha as mesmas revistas, o mesmo material e promoções iguais para o Brasil inteiro. Antes, os diretores de unidades não tinham responsabilidade sobre o rendimento. Quando um produto