estatistica
O plano de contas é para organizar e registrar todas as operações da empresa, através de agrupa dores de operações e também serve para dividir as contas dentro do balanço patrimonial. Vai organizar de forma que conseguimos visualizar essa organização.
Existem alguns tipos de plano de conta: o sintético agrupa varias contas para facilitar a obtenção do total dos valores das contas da mesma semelhança. E o analítico ele detalha as contas individuais é um plano de detalhamento maior. Plano de contas por centro de resultado, que é um grupo de contas contábeis que acumula movimentação da empresa e tem como objetivo indicar o resultado d empresa individual.
O plano de conta é a organização dos registros que vai permitir um maior ou menor detalhamento.
O plano de contas é um conjunto de contas utilizado para a contabilidade de uma entidade e a sua respectiva entidade é dividas em três grandes grupos:
• O circulante: obrigações e direitos em curto prazo.
• O não circulante: obrigações e direitos em longo prazo.
• Patrimônio liquido: um conjunto de contas que compõem esses elementos patrimônio liquido.
A teoria Patrimonialista defendeu o patrimônio como objeto de estudo da ciência contábil desde 1923. E ela é classificada em dois grupos: Contas patrimoniais, que representa os elementos como Bens, direitos, obrigações e patrimônio liquido.
Contas de resultado: E dividido em contas despesas como: energia elétrica, conta de telefone. E as contas receitas: são receitas de serviços ou alugueis vendidos.
Com isso um plano de conta corresponde, a um agrupamento de todas as contas que são utilizadas na contabilidade. E a quantidade de contas vai sempre depender do volume e da natureza do negócio de cada empresa.
.