estatistica
Resumo:
Existem metais que na forma de compostos dão colocação características á chama azul do Bico de Bunsen. Essa propriedade é usada em laboratório no conhecimento de metais. Entre ele temos: Na, K, Ca,
Sr, Ba.
Com o calor da chama do Bico de Bunsen, os elétrons dos íons metálicos absorvem energia e salta para níveis mais externos, ao retornarem para níveis internos, são emitidos radiações para cada metal. Quando se cozinha em fogões a gás, a chama azul fica amarela quando nela cai um pouco de sal ou do alimento contendo sal. O sódio é responsável por essa cor.
As diferentes colorações dos fogos de artifícios são dadas por sais de metais adicionados á mistura explosiva.
1.0 Introdução:
O elétron ao saltar de um nível de menor energia para um nível de maior energia, ele absorve um quantum de energia. No estado quando ele salta de um nível de maior energia para um de menor energia, o elétron libera um fóton de energia sob a forma de uma onda eletromagnética.
O elétron de um átomo tem diferentes níveis de energia e sua localização no átomo depende de sua energia.
O átomo quando está em seu estado mais estável, ou seja quando seus elétrons encontram-se distribuídos nos mais baixos níveis de energia, dizemos que ele está no estado fundamental. Mas quando o átomo absorve energia de uma chama ou de uma descarga, seus elétrons saltam de níveis de energias mais baixos para níveis de energias mais altos, o átomo está em seu estado excitado.
2.0 Objetivo
Este trabalho tem como finalidade aprender a operar o bico de Bunsen, adquirindo habilidade no manuseio do mesmo, assim como realizar testes de chama, identificando alguns metais através de sua radiação visível.
3.0 Parte experimental:
3.1 Materiais e Reagentes:
Os seguintes materiais e reagentes disponíveis no laboratório de química da UESPI foram utilizados nesse experimento:
-