estatistica
Pólo de Apoio Presencial de Lavras
Ciências Contábeis
ESTATÍSTICA
Professora
Renata M. Galpiaz
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.
Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras.
A estatística é considerada por alguns autores como Ciência no sentido do estudo de uma população. É considerada como método quando utilizada como intrumento por outra Ciência. Mantém com a matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxílio, sem o qual não poderia desenvolver-se.
Com as demais Ciências ela mantém a relação decomplemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa. Em especial, a Estatística mantém com a Administração, Econômia e Ciências Contábeis a relação de auxiliar na tomada de decisões.
A serguir, apresentamos estudos e uma pesquisa realizada no setor de qualidade de uma determinada empresa, na qual foi utilizado métodos estátiscos.
CAPÍTULO I
1. Histórico sobre a Estatística
Desde a Antiguidade, os governos têm-se interessado por informações sobre suas populações e riquezas, para fins de controle e governabilidade, pois o registro de informações não se perde no tempo. No antigo Egito, os faraós fizeram uso de informações de caráter estatístico, conforme evidenciaram pesquisas arqueológicas. Os registros mostram que alguns povos já faziam controle de sua população, registrando as migrações, os nascimentos, os óbitos, e também das suas terras e das riquezas. Havia distribuições de terras de uma forma proporcional à quantidade de pessoas na família, e se faziam também registros dos patrimônios para melhor tributar os impostos.
Os recenseamentos, como os