estatistica
Probabilidade e Estatística www.reneferreira.com rene@reneferreira.com
Twitter: @rene_ferreira
I – A Natureza da Estatística
1) Conceitos e Objetivos – Panorama Histórico Todas as ciências têm suas raízes na história do homem.
A Matemática – considerada “a ciência que une à clareza do raciocínio a síntese da linguagem”, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caráter prático, utilitário, empírico. A Estatística – ramo da Matemática Aplicada teve sua origem semelhante.
Desde a Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas: individual e social cobravam impostos. Hoje chamaríamos de “estatísticas”.
No Século XVIII, Godofredo Achenwall (Acadêmico alemão) batizou a nova ciência com o nome de Estatística, determinando o seu objetivo e suas relações com as ciências.
A Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (população), partindo da observação de partes desse todo (amostras). 2) Método Estatístico – Método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. 2.1. O método científico 2.1.1 método experimental – consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. É o método preferido no estudo da Física, da Química. 2.1.2 método estatístico – diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. 3) Estatística – é um segmento da Matemática Aplicada que fornece elementos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e