Bóson de Higgs
Bóson de Higgs
(Partícula de Deus)
Macapá/AP
17/09/2013
Introdução
Depois de 3 anos, o Grande Colisor de Hádros (LHC) está para realizar seu grande feito: comprovar a existência de uma partícula que será um avanço histórico para humanidade, já que a bóson de higgs é a chave para explicar a formação do universo.
Desenvolvimento
Para entendermos a importância desta partícula, é necessário que nos façamos uma pergunta: quando a diferença entre nós e um raio? nenhuma, esta seria a resposta correta no instante em que a terra nasceu. O que hoje forma nosso corpo, antes era só varias partículas se movendo a velocidade da luz.
Tais partículas um dia se uniram, segundo a teoria de Peter Higgs, e num processo similar ao vapor d’agua se transformou em agua liquida e formaram o oceano de Higgs, para os fótons isso não fez diferença, estes passavam e ainda passam batidos por este oceano. Porém para as células que formam nosso corpo (os quarks) fez, pois para estas partículas, o oceano invisível, é como um óleo denso, e a força que estes fazem para atravessar o oceano nós denominamos de massa. Ou seja, sem os bósons não existiria a “matéria”, seriamos algo sem substância.
Conclusão
Se pararmos pra pensar, os bilhões investidos no acelerador de partículas valeram a pena, uma vez que poderíamos descobrir como tudo começou, e enfim, é justamente a imprevisibilidade de resultados práticos que podem sair da ciência pura. No caso do bóson, agora, os cientistas só encontraram o brilho da agulha, pode parecer pouco para nós que não entendemos da ciência, mas para eles, comprovar algo na física, é como jogar na megasena.