estatistica
Histórico e Definição:
Na Antiguidade era uma verdadeira ferramenta administrativa: registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, distribuição de terras, faziam estimativas das riquezas individual e social, cobravam impostos, etc.
Estatística:
Conceitos Iniciais
Prof. Rodrigo Strey
A partir do Século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos. 1
No Século XVIII o estudo de tais fatos foi adquirindo, aos poucos, feição científica. Esta nova ciência (ou método) foi batizado por Gottfried Achenwall com o nome de ESTATÍSTICA.
As tabelas tornaram-se mais completas.
Surgiram as representações gráficas e o cálculo das probabilidades. 2
A Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos.
"Estatística: é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter e organizar dados, resumiresumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair analisáinterpretáconclusões." (Triola, 1999).
(Triola,
3
4
1.2 A Estatística nas Empresas:
Atualmente a Estatística tem evoluído até os dias de hoje, como uma ferramenta auxiliar que pode ser utilizada em várias áreas da ciência, da indústria e do setor de serviços.
Os levantamentos estatísticos costumam ser divulgados em jornais, revistas, televisão, internet.
Quase sempre tem relação direta com a vida das pessoas. A direção de uma empresa exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões. decisões Tudo que se pensou e planejou precisa ficar registrado/documentado para evitar esquecimentos e para um controle eficiente do trabalho em tabelas e gráficos.
O uso da Estatística facilitará para a tomada de decisão do administrador no trabalho de organizar, dirigir e controlar uma empresa.
5
6
1
1.3 População e Amostra:
Exemplo:
Os alunos de