fator abiótico
Cada ecótopo, ou seja, cada tipo de paisagem sofre os efeitos de fatores abióticos particulares. Por exemplo, no ambiente marinho, o fator persistente é a salinidade, enquanto que junto à costa, são as marés. Num ambiente terrestre, como uma floresta, as características físico-químicas do solo e o clima podem ser os fatores mais importantes.
Os fatores bióticos (ou seja, os efeitos da atividade dos seres vivos no ecossistema) e abióticos estão em permanente ligação sistémica.
Fatores abióticos: temperatura - dá origem a alguns fenômenos seres homeotérmicos - apresentam temperatura corpórea constante, pois não variam com as modificações do meio ambiente.
Ex.: Aves e mamíferos.
seres heterotérmicos - apresentam temperatura corpórea que varia de acordo com o ambiente.
Ex.: Répteis, anfíbios.
seres estenotérmicos - são aqueles que não suportam grande variação de temperatura. seres euritérmicos - são aqueles que suportam grandes variação de temperatura. hibernação - é a diminuição da atividade vital de um indivíduo devido ao frio. Ex.: urso, morcego. estivação - é a diminuição da atividade vital de um indivíduo devido ao calor. Ex.: quelônios. migrações anuais de aves e outros animais para regiões mais quentes. vida latente - é a morte aparente observada em determinadas estruturas dos seres vivos. Ex.: esporos e sementes. lei de Bergman - "indivíduos que se desenvolvem em áreas frias são maiores, mas apresentam crescimento lento, enquanto que indivídos que se desenvolvem em áreas quentes são menores, mas apresentam crescimento rápido." pressão - divide os seres vivos em: seres euribáricos - são aqueles que suportam grande variações de pressão. seres estenobáricos - são