ciência e senso comum
Ciência De todos os empreendimentos humanos a ciência teve o maior impacto em nossas vidas. Suas ideias, seus efeitos estão em nossas vidas. Ela foi definida tanto pelo que está fora como dentro do laboratório. Ideias produzidas mudaram o mundo. Um dos grandes feitos da ciência foi criar a luz artificial. A tradição da ciência não apenas trata de informação e teorias, mas de dados. Informação e análise a partir de observações.
Senso Comum Poderíamos dizer que se trata de um conjunto de crenças, já que esse conhecimento recebemos pela tradição de modo espontâneo e não crítico. O conhecimento avançado através das generalizações dos fatos sem um método científico dá-se o nome de senso comum, sendo este, um saber construído ao longo da história humana: avós, pais, filhos. Através da cultura obtida de determinado povo, determinada região, convívio dele.
O que diferencia ambos é o modo como eles são constituídos, enquanto nós constituímos o senso comum baseado na nossa experiência cotidiana, à partir de nossa observação mais imediata e passamos isso de pai para filho, de geração para geração, ele tende a ser um conhecimento que se consolida mesmo em alguns deles não havendo um fundo de verdade, diferentemente o saber produzir através da ciência, saber sistematizado, através de uma investigação criteriosa, com metodologia. O conhecimento científico se refaz porque hoje fazemos uma pesquisa e constatamos um dado e daqui a alguns anos esse dado não se ratifica, a tendência desse senso comum é se enraizar, por conta do modo como ele é construído. O senso comum sofre desvalorização imensa, tudo precisa ser científico. E se nós formos observar ao longo da nossa vida temos saberes construído via senso comum, importantes e verdadeiros, inclusive que justificaram a sobrevivência da humanidade. Muitas vezes a ciência parte de um saber do senso comum, para