Fatores Abióticos
A terra é constituída por vários subsistemas terrestres – atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera – que são sistemas abertos, encontrando-se em constante interacção e estabelecendo trocas de matéria e energia entre si. Deste modo, qualquer interferência num deles vai afectar todos os outros.
Os sistemas biológicos encontram-se organizados de modo hierárquico. A célula, unidade básica constituinte de todos os seres vivos, é um conjunto de estruturas interligadas e estabelece trocas de matéria e energia com o exterior, pelo que pode ser considerada como um sistema aberto. Ao conjunto formado por células semelhantes que realizam a mesma função dá-se o nome de tecido e ao conjunto de tecidos que funcionam com um objectivo comum atribui-se a designação de órgão. Os órgãos, por seu lado, agrupam-se em sistemas de órgãos que constituem o organismo.
Continuando a subir na hierarquia, os seres vivos da mesma espécie, que habitam num determinado local num dado período de tempo formam uma população, sendo uma comunidade o conjunto das diferentes populações que vivem numa dada região. Por último, ao conjunto formado pelos vários organismos que existem num certo local numa determinada altura e pelas relações que eles estabelecem entre si e com o meio chama-se ecossistema, sendo a biosfera o conjunto de todos os ecossistemas terrestres.
Chama-se habitat ao local onde vive uma dada população e que possui determinadas características físicas, químicas e biológicas que permitem a sobrevivência dos organismos dessa mesma população. Uma vez que o mesmo habitat pode ser partilhado por diversas populações, dá-se o nome de biótopo á área geográfica onde vive a comunidade biótica.
Factores abióticos Factores do meio físico-químico que influenciam os seres vivos.
Luz; Temperatura; Humidade; Composição do solo; Vento; Composição da água;
Temperatura
A temperatura varia com a latitude, diminuindo do