Estatistica
O que vocês entendem por Estatística, ou pesquisa estatística?
“Estatística é o estudo de como a informação deveria ser empregada para a reflexão e ação em uma situação prática envolvendo incerteza”. (BARNETT-1973)
“Estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenação, levantamento de dados, por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, a consistência, o processamento, a organização, a análise e interpretação dos dados para explicar fenômenos socioeconômicos, a inferência, o cálculo do nível de confiança do erro existente na resposta para uma determinada variável e a disseminação das informações”. (IGNÁCIO, 2010)
(...) “a estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. Também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação de dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano”. (MATSUSHITA, 2010)
Como podemos perceber vários autores procuram definir estatística e o fazem de maneiras pouco distintas. As duas primeiras definições relacionam a estatística a outras áreas do conhecimento. Em geral, o que podemos dizer é que a Estatística estabelece meios pelo qual podemos fazer inferências, levantar hipóteses e tirar conclusões de situações incertas. Mesmo não sendo um ramo da matemática, utiliza dela para se fazer como ciência, por meio de seus métodos numéricos e fórmulas utilizadas para caracterizar variáveis.
“Rao (1997) define estatística pela equação:
Conhecimento incerto + conhecimento sobre incerteza = conhecimento útil.
Neste sentido objetivo da