Estatistica
ESTATÍSTICA - ENGENHARIAS
Nome do(a) aluno(a): ____________________________________________________________________
Curso: _________________________________________
Turma: _______________ Turno: ___________________ Sala: ______________
Prof. Me. Everton Jonathan de Andrade Salandini
1º SEMESTRE / 2014
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1
Introdução
CAPÍTULO 2
Arredondamento de dados
CAPÍTULO 3
Estatística Descritiva
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
O que é Estatística?
Segundo Dugé de Bernonville, a Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
Também, podemos definir a Estatística como um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.
A palavra estatística é derivada da palavra latina status (que significa “estado”). Os primeiros usos da estatística envolviam compilação de dados e gráficos que descreviam vários aspectos de um estado ou país. A partir de 1662, com a publicação de John Graunt, com a informação estatística sobre nascimentos e mortes, iniciaram-se os estudos sobre taxas de mortalidade, doenças, tamanho de populações, renda, taxa de desemprego etc.
A Estatística se divide em três ramos: Estatística Descritiva, Teoria da Probabilidade, Inferência Estatística
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A Estatística Descritiva compreende a organização, o resumo e, em geral, a simplificação de informações que podem ser muito complexas. Ela utiliza números para descrever fatos.
Como exemplos, citamos: a média industrial, a taxa de desemprego, a durabilidade média de produtos, a média de estudantes etc.
Aqui se enquadram as medidas de tendência central ou medidas de posição (média aritmética, mediana e moda) e as medidas de dispersão ou variabilidade