Características do mobiliario
Característica Formal do Mobiliário
Tipo de Mobiliário
Bizantino
A capital de Roma foi transferida para Bizâncio, cidade grega que passou a se chamar Constantinopla, mais tarde, e até hoje, conhecida como Istambul. Transformou-se na sofisticada sucessora de Roma, uma cidade híbrida, localizada entre oriente e ocidente, também conhecida como a nova Roma. Com uma população em grande parte oriental, falavam fundamentalmente o idioma grego, tinham a fé cristã. Surgiu então uma civilização peculiar e uma arte única.
Em seu apogeu era o centro de um vasto império. Por causa de sua localização se converteu em grande centro comercial, político e religioso de sua época, foi também o principal centro artístico, albergando artistas e artesões. A maioria dos imperadores era mecena e colecionadora de artes, portanto os ateliers artísticos encontravam-se no interior das muralhas do Grande Palácio dos Imperadores e eram soberba e ricamente decorados.
*Estrutura: Em um primeiro momento era e linhas retas e simples na técnica construtiva. Em um segundo momento era de linhas curvas para as pernas das mesas e cadeiras.
*Material: Não há registros conhecidos.
*Técnica: Entalhe simples; simples rebaixo na madeira (por falta de materiais apropriados).
*Ornamentação: Monograma de Cristo, representação simbólica da cruz e motivos retirados da fauna como peixe.
Corresponde ao estilo Cristão Primitivo refletindo uma modificação social importante. Os mosaicos foram a grande glória da arte bizantina, revestiam paredes e pisos de palácios, monastérios e igrejas, que por sua vez eram mobiliados com grande riqueza e conforto.
Apartir do cristianismo surge a cama de casal, feitas de forma clássica e extinguiram os repousas cabeça.Tinham pernas com elaborados torneados e os ambientes eram decorados com colchas,mantas e cortinas com bordados.Mas a mesa era o