Mercado De Valores Mobili Rios CARACTER STICAS
Características
Durante muito tempo, o conceito de Valores Mobiliários esteve atrelado e tratado de modo paralelo ao dos Títulos De Crédito, sendo que um dos motivos da aproximação foi pelo fato do ponto em comum entre os dois, a finalidade de circulação. Inclusive, em alguns ordenamentos, por exemplo a Legislação Nacional, a forma de circulação dos Títulos de Créditos se assemelhava àquelas aplicável aos Valores Mobiliários. Porém a diferença entre os Títulos de Crédito e os Valores Mobiliários são muitas, entre essas, algumas citadas a seguir:
Os Valores Mobiliários são emitidos em série, enquanto os Títulos de Crédito são usualmente individualizados.
Os Valores Mobiliários são destinados a distribuição em massa, já os Títulos de Créditos limitam-se, em regra, a regular a relação entre partes definidas.
Os valores Mobiliários representam investimentos, já os Títulos Representam uma operação de crédito, ou seja, troca de bens presentes por bens futuros.
Os Valores Mobiliários, em regra, contêm cláusulas padronizadas, enquanto os Títulos de Créditos, seu teor é determinado conforme a conveniência das partes a cada caso concreto.
Os Valores Mobiliários são fungíveis entre si, já os Títulos de Créditos não apresentam essa característica.
Então, após essa breve apresentação de característica e ao mesmo tempo, diferença entre os Valores Mobiliários, fica claro a grande imperfeição da equiparação das duas categorias. Os valores Mobiliários também, há muito tempo contam com a desmaterialização, ou seja, não precisam mais estar inseridos em um suporte material, por exemplo o caso das ações escriturais. Também, grande parte dos Valores Mobiliários não permitem mais a transferência por institutos como o endosso. Outra característica importante dos Valores Mobiliários é que sua regulamentação visa primordialmente à proteção do investidor, sendo assim, protegendo os leigos. Assim, ficando claro as características dos Valores