linho
Este tecido é usado a mais de 10.000 anos, era chamado de “tecidos dos reis”.
Ele te a capacidade de absorver 20 vezes a umidade maior que seu próprio peso, tem baixa elasticidade e não deforma com facilidade.
Os Egípcios, usavam o linho para acondicionar as múmias usando longos comprimentos do tecido, ele também era utilizado no século XV nas telas de pintura. Se misturarmos o linho a lã, damos o nome de “droguete”, isto o torno mais quente e mais resistente.
Veja notícias sobre Linho
ÚltimasNotícias
Desfile R. Rosner SPFW Verão 2014
Desfile Samuel Cirnansck SPFW Verão 2014
Desfile Fernanda Yamamoto SPFW Verão 2014
Desfile Juliana Jabour SPFW Verão 2014
Desfile Amapô SPFW Verão 2014
http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+de+linho.htm / 26/03/2013
Ciclo do Linho por Conceição Sousa e Silva
O linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas. Abrange um certo número de subespécies, integradas por botânicos com o nome de Linum usitatissimum L.. Compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos e de uma substância lenhosa. Produz sementes oleaginosas e a sua farinha é utilizada para cataplasmas de papas, usada para fins medicinais.
A cultura do linho, para além de constituir um valioso recurso, cuja utilização ia do vestuário à medicina e culinária, ocupava um lugar de destaque na vida social e cultural de cada comunidade, rodeada como estava a sua produção em ritos e lendas, que ainda hoje fazem parte da memória colectiva das suas gentes.
Harmonizando o saber antigo, conservando nos gestos repetidos ao longo de gerações, com os novos caminhos da actualidade,