estatistica
É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.
1.1 - CONCEITOS PRELIMINARES
A estatística é uma ciência que lida com a variabilidade. Divide-se em duas partes: a estatística descritiva e a inferencial. A primeira permite descrever os dados de um experimento, relacioná-los. As conclusões daí provenientes ficam restritas ao grupo experimental. Ampliá-las, permitindo utilização mais genérica do trabalho de pesquisa, é função da segunda, através da ineferência estatística. A estatística explica o mundo através da explicação probabilística, que consiste em fornecer argumentos que sinalizam em uma ou outra direção, via assertivas de probabilidade. Por isto, a estatística nunca prova nada. Afirma a maior ou menor probabilidade de ser verdadeira uma hipótese. Sendo uma disciplina especulativa e dedutiva por natureza, suas conclusões dependem diretamente da adequação entre o modelo probabilístico escolhido e a realidade, nem sempre perfeita.
1.1.1 - HISTORICO
As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.
Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII