Estudo de Caso
ESTUDO DE CASO: O FABRICANTE DE FITAS PARA IMPRESSORAS
O case apresentado mostra que não houve sinergia entre o pensamento estratégico e a ação estratégica que os sócios Alfredo e Jonas deveriam adotar para que sua empresa fosse sustentável.
Podemos iniciar a analise do case demonstrando que Alfredo e Jonas não tinham uma formação que os auxiliassem de maneira profundamente eficaz e também que mesmo com a experiência vivida por Alfredo vendo seu pai com a pequena empresa que abrira e vinha a falir porque não acompanhou as novas tendências, não desistiu de sonhar e querer empreender o seu próprio negocio.
Com a ajuda do amigo Jonas que sempre o apoiou e tinha certa experiência e relacionamento com o fornecedor da empresa de contabilidade que até então ambos trabalhavam, buscaram informação sobre a produção das fitas para impressoras matriciais. Alfredo aproveitou seu conhecimento e habilidade para nas horas livres desenvolver novas fitas matriciais a partir dos materiais descartados pela empresa na qual trabalhava, desde então visando a necessidade do mercado realizaram pesquisas para saberem as principais necessidades de seus principais consumidores, chegaram a uma conclusão de negócio, onde suas fitas eram mais baratas e mais duradouras das que já estavam em mercado. Ganhando assim clientes e mais clientes. No começo produziam 2.000 peças/mês, mas chegaram a triplicar sua produção devido à demanda que crescia constantemente e ao acompanhamento que Alfredo fazia quanto às novas maquinas lançadas no mercado e a prospecção de novos clientes por Jonas. Com quase três de anos no mercado de produção, ambos tinham adquirido bens e estabilidade, porém, começaram a dedicar-se em atividades paralelas, fazendo com que a empresa não fosse mais a prioridade. Acarretou-se então que muitas decisões não eram tomadas na empresa e sim por telefone, não havia mais proximidade com os