Estatistica
Estatística é uma ferramenta matemática que nos informa sobre os possíveis erros em nossas observações, apresentando diferenças entre nossa análise e a realidade pesquisada, ela nos ajuda interpretar e analisar grandes conjuntos de números, portanto pode ser definida como a ciência de análise de dados. Rom Pearson, Betsy Farber 2010 pg. 03. “Estatística é a ciências que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada decisão.”
O estudo da estatística é muito importante na administração, pois por meio dela que podemos:
Entender grandes volumes de informações (pesquisas de mercado, índices populacionais). Qualidade no processo (CEP).
Previsões confiáveis (projeções financeiras e populacionais, vida útil de equipamentos).
Planejamento (conta de dados, definição de amostras, planos de contingencia). Na estatística é usado dois conjuntos de dados, a população que é o agrupamento de todos os resultados, respostas e medições ou contagem, e a amostra que é um subgrupo da população.
Dentro da estatística, conforme o artigo Souza, Gueibi Peres. Acesso em jul: 2013, que descarta a importância do conceito de controle estatístico de processo (CEP), como uma ferramenta da qualidade que consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria ou fábrica, utilizado nos processos produtivos ou de serviços com o objetivo de fornecer informações mais eficazes na detecção e prevenção de defeitos ou problemas nos processos avaliados e consequentemente auxiliar no aumento da produtividade e no resultados da empresa evitando desperdício de matéria prima, insumos e produtos.
Este recurso pode ser usado não só em grandes empresas mais também nas pequenas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar os resultados obtidos e para programarem as melhorias possíveis.
O controle estatístico de processo surgiu na década de 1920, como gráfico de controle, criado por Walter