DETECTOR DE INCENDIO
1a sensorio-motora 2a pré- operacional(2-7 anos) 3a operações concretas(7-11/12 anos) 4a operações formais(11/12 em diante)
Nesta fase o desenvolvimento cognitivo se inicia apartir dos reflexos agradativamente se transformam em esquema de acao. No inicio os reflexos inatos respondem aos estimulos do meio,a crianca apresenta contracoes faciais ,puxa, empura,apanha,destende,espalha ou aperta. Os olhos acompanham os movimentos. O corpo dela reflete o mundo e ainda não se diferencia dele. Forma-se as primeiras imagens mentais dos objectos ausentes do meio imediato. Possibilidade do desenvolvimento da funcao simbolica-a crianca reproduz ,ou a crianca imita utilizando gestos ou onomatopeias,participa de jogos de faz de conta, é capaz de imaginar acoes ou factos sem pratica-los efectivamente. Aos 9 meses ela diferencia meios e fins, uma acao pode ser um meio para se conseguir um fim. Quanto a configuracao espacial ela percebe nas 3 dimensoes. Casualdade-ideia da magica, mexe alguma coisa e a luz se acende, tende a repetir a acao,esperando que a luz acenda.
Quanto ás teorias de aprendizagem temos a tradicionail: porque a crianca aprende memorizando oque ouve, cosiste na repeticao e ela recebe a informacao já pronta produzida pelas outras pessoas. Nesta fase a criança se torna capaz de tratar objectos como simbolos de outras coisas. O desenvolvimento da representacao cria condicoes para a aquisicao da linguagem. Neste periodo a crianca deverá reconstruir no plano da representacao aquilo que havia conquistado no plano de acao pratica. A crianca ainda não é capaz de raciocinar levando em conta as relacoes entre varias dimenssoes envolvidas (largura e altura do copo). O seu ponto de vista prevalece sobre as relacoes logicas. As accoes humanas explicam os fenomenos naturais, elementos da natureza praticam acoes humanas. Aos 2 anos ou mais a crianca se