heuahueiahuiehauie

609 palavras 3 páginas
A ESCOLA CLÁSSICA: DAVID RICARDO
A escola clássica foi fundada por Smith, mas David Ricardo (1772-1823) foi a figura líder das ideias desenvolvidas na escola. Ricardo demonstrou várias possibilidades do método abstrato, e deu à economia a sua forma posterior de ênfase à distribuição da renda.
Ricardo era filho de judeus alemães que haviam imigrado para a Inglaterra. David Ricardo foi bem preparado pelo seu pai para os negócios de corretagem de fundos, que entrou nesse trabalho aos 14 anos. Aos 21 anos, David Ricardo casou-se com uma moça e abandonou a fé judaica para torna-se unitarista. Com isso, seu pai o deserdou, embora posteriormente reconciliassem. Ricardo entrou para o mercado de ações com suas próprias contas, os fundos foram emprestados por banqueiros que o conheciam e nele confiavam. Em poucos anos, Ricardo estava mais rico que seu pai, e, aos 43 anos, aposentou-se do negócio com um acúmulo de riqueza considerável. Aos 51 anos, morreu em virtude de uma infecção no ouvido, deixando certa de £ 725,000,dois terços das quais em propriedades hipotecas.
Os princípios de Ricardo para enriquecer no mercado de ações eram tão interessantes para muitos quanto sua teoria econômica abstrata. Quando as ações de Ricardo começavam a diminuir, vendia-as, convicto de que o alarme e o pânico provocariam um declínio não garantido pelas circunstâncias. Ricardo explicava seu sucesso financeiro da seguinte forma: Dizia que se contentava com pequenos lucros, nunca mantendo bens ou títulos por muito tempo.
Ricardo era um homem de firmes convicções e elevados princípios. Ele frequentemente defendeu políticas que entravam em conflito com seus próprios interesses pessoais. Reclamava dos ganhos excessivos do Banco da Inglaterra, embora fosse acionista daquela instituição.
Somente após a morte de Ricardo, foi aprovado um ato de que deu aos católicos (em 1829) o direito de participar do Parlamento e de exercer alguns cargos públicos.
Ricardo, sem qualquer instrução formal

Relacionados