ESTATISTICA
É um instrumento de leitura da informação e da sua transformação em conhecimento.É também uma ciência que se ocupa de estratégias e decisão num contexto de variabilidade e incerteza.
*É uma ciência que se ocupa de:
Obtenção de informação e seu cálculo inicial
*Com a finalidade de através de resultados estatísticos probabilísticos adequados.
Inferir de uma amostra para uma população
Eventualmente, prever a evolução futura de um fenômeno. O objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação.
Deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística.
Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade. O que modernamente se conhece como estatística, "é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento