Estatistica
Estatística Descritiva
Iniciaremos nosso trabalho fazendo primeiramente a definição do que é Estatística Descritiva.
Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. A estatística iniciou-se como método científico, então, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar experimentos, interpretar e analisar os dados experimentais e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões. Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Podemos dividir a estatística em duas partes: a estatística descritiva e a estatística inferencial.
A estatística descritiva se refere à maneira de apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e ao modo de resumir as informações contidas nestes dados a algumas medidas. Já a inferencial estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) desta população. É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o pesquisador, nas respostas dos “por quês" de seus problemas. E que para ela ser bem usada é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o pesquisador desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois "em ciência é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística".
Vamos ver a seguir em nosso trabalho quanto é importante a coleta de dados, o uso da estatística para a tomada de decisões em nossas vidas e na empresa.
Estatística Descritiva Podemos dizer que: ESTATÍSTICA é a ciência que estuda as técnicas necessárias para coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados, a fim de extrair informações a respeito de uma população.
POPULAÇÃO é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno