Estatistica
INTRODUÇÃO 03
RESUMO TEÓRICO DA ESTATÍSTICA 04
AS FUNÇÕES DO ESTATÍSTICO 04
AS APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA 05
APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO 05
COLETA DE DADOS 06
FREQUÊNCIAS: ABSOLUTA E RELATIVA 09
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DISPERSÃO 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 13
INTRODUÇÃO:
A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.
Atualmente estamos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quão esta ciência vem se mostrando como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões. “O estudo da estatística é parte essencial de uma formação sólida.” Moore (2000).
Sendo de muita serventia usar a Estatística nas diversas áreas de administração, como ferramenta auxiliar para a tomada de decisão,portanto, começa a fazer sentido no momento em que se mergulha de vez no assunto. Isso porque, no âmbito profissional, é preciso julgar a qualidade de cada amostra, levantar as causas da variabilidade dos dados, medir o tamanho dos riscos.
RESUMO TEÓRICO DA ESTATÍSTICA:
A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear.
A estatística é a área da Matemática que tem como função coletar, analisar e interpretar os dados numéricos para o estudo dos fenômenos naturais,