Estatistica
No mundo atual, a empresa é uma das sustentações da Economia dos Povos. A direção de uma empresa exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão o trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.
Através da coleta de dados e do recenseamento de opiniões podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade em relação à empresa, e a partir disso estabelecer suas metas com maiores possibilidades de serem alcançadas.
Nas múltiplas atividades de hoje, o homem lança mão de técnicas e processos estatísticos que só com o estudo desta disciplina pode-se evitar o erro das generalizações apressadas a respeito de tabelas e gráficos apresentados em jornais, revistas e televisão, erros estes cometidos frequentemente por quem conhece de forma superficial a Estatística.
A Estatística é o ramo da Matemática Aplicada desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões. A estatística possui duas funções ou campos bem amplos. A primeira função é descritiva e a segunda é indutiva.
A Estatística Descritiva pode ser interpretada como uma função cujo objetivo é a observação de fenômenos de mesma natureza, a coleta de dados numéricos referentes a esses fenômenos, a organização e a classificação desses dados observados e a sua apresentação através de gráficos e tabelas, além do cálculo de coeficientes que permitem descrever resumidamente os fenômenos estudados.
A Estatística Indutiva ou inferência estatística refere-se a um processo de generalização, a partir de resultados particulares. Consiste em obter e generalizar conclusões para um todo com base em uma parte estudada. O processo de generalização está associado a uma margem de incerteza, em razão desta margem se torna importante o estudo de