disciplina: Logística UNISUL
Campus Virtual
Avaliação a Distância (AD) Unidade de aprendizagem: Logística
Curso: Tecnólogo em Logística
Professor: Moacir Fogaça
Nome do aluno:
Data: 03/04/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em espanhol: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de alguns países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O artigo abaixo trata de importantes questões relacionadas com o Mercosul.
O Mercosul nos trilhos
Priscilla de Paula
Ainda que a infra-estrutura de transportes esteja se desenvolvendo no Mercosul, os investimentos nas ferrovias são pequenos. Em pouco tempo de vida pós-privatização, as malhas ferroviárias brasileiras ganharam novos dormentes, trilhos, vagões e extensões de linha. É bom, mas não é o suficiente para baixar o frete e competir com o maior modal latino americano: o rodoviário.
Para o embarcador ainda é mais confiável usar o caminhão, que ele já conhece bem, do que entregar suas cargas a um "novo" carregador. Hoje em dia, os trens levam relativamente mais tempo em percurso porta-a-porta e não apresentam custo-benefício. A carga chega na fronteira com a Argentina e o container tem de ser transbordado para outro vagão pois as linhas de um país não têm compatibilidade de tamanho com a do outro.
Sendo assim, o transporte por rodovias tem ganhado força para manter altos os níveis de frete. Por conta da ineficiência do transporte ferroviário, o que deveria ser um alimentador para uma logística integrada é o modal que percorre o mais longo percurso na