estatistica
Notas de aula*
UNIMEP
agosto de 2012
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Material de apoio para uso exclusivo da disciplina Estatística, da UNIMEP.
1. Estatística Descritiva
Muitas vezes, as pessoas associam a Estatística à idéia de porcentagens e de gráficos. Ela é mais abrangente e envolve situações que vão desde a porcentagem de intenção de votos para candidatos, avaliação do desempenho de operários na linha de produção, controle estatístico de qualidade, comparação de materiais ou mesmo previsões de vendas. Ainda que os fabricantes tenham intenção de produzir itens com igual especificação, os mesmos apresentam variação e esta pode ser avaliada e controlada através do uso da metodologia estatística.
O uso da Estatística permite que as informações coletadas e analisadas sejam úteis para uma tomada de decisão. Isso ocorre quando:
a) indústrias ou supermercados pretendem rever suas necessidades de estoque de certo produto de acordo com o seu volume de vendas em dado período ou mesmo a decisão de se promover descontos; b) indústrias pretendem modificar suas linhas de produção de acordo com a avaliação de sua eficiência e/ou produtividade.
1.1. Dados estatísticos
As empresas que pretendem garantir a qualidade de seus produtos ou serviços e devem: controlar a produção(diminuição de perdas); acompanhar o processo de produção; inspecionar a produção(rejeição/aceitação de produtos); analisar as não-conformidades;
Para isso, podemos utilizar dados já existentes (históricos) ou coletar através da observação sem interferir no processo. Em outras situações, podemos obter os dados por meio da experimentação, isto é, interferindo no processo.
Tipos de dados
A escolha da técnica estatística depende do tipo de dado