Estatistica
1-
O infarto agudo do miocárdio caracteriza-se pela obstrução de artérias que levam sangue a uma dada região do coração. Na região que tem o fluxo de sangue completamente interrompido observa-se morte celular e lesão irreversível do tecido. Há, no entanto, uma região periférica ao infarto, onde a obstrução não é completa, de modo que o tecido recebe, através de circulação colateral, um fluxo limitado de sangue. Como conseqüência disto, as células desta região experimentam uma situação de hipoxia, isto é, são submetidas a baixas concentrações de oxigênio, mas não a ausência deste. Após a ocorrência de um infarto, observa-se a redução do pH intracelular.
Que modificações ocorrem no metabolismo da região do tecido cardíaco periférica as infarto? Discuta indicando as vias metabólicas envolvidas e as mudanças de fluxo ocorridas.
2-
Em relação ao ciclo de Krebs, responda os itens abaixo.
a) Discuta a regulação do Ciclo de Krebs. b) Comente um exemplo de mecanismo de regulação que ajuste as velocidades do Ciclo de Krebs e da glicólise. c) Considere a seguinte afirmativa: “O Ciclo de Krebs não consome oxigênio. Portanto, ele continua ativo na sua ausência”.
3- Faça um esquema simplificado do cloroplasto, destacando:
a) Fotossistemas I e II;
b) ATP sintase;
c) Lúmen do tilacóide;
d) Estroma;
e) Fotólise da água;
f) NADPH e ATP.
4- Com base em seus conhecimentos de Bioquímica, explique, comparativamente, a fotossíntese em uma planta C3 e uma planta C4 , em condições de alta e de baixa temperatura.
5- A antibioticoterapia oral pode eliminar as bactérias intestinais que são importantes para a síntese de vitaminas para o homem. O tratamento prolongado com qualquer antibiótico por via oral pode levar a carência de algumas vitaminas como a vitamina K e vitaminas do complexo B, como a riboflavina que vai dar origem ao FAD. Descreva a importância do FAD, quais tipos de reação que