Estatistica na contabilidade
A forma como se apresenta as informações na contabilidade tem sofrido modificações, e as próprias ferramentas disponíveis para operá-la se modernizam. A junção dos resultados coletados através de cálculos matemáticos e estatísticos, damos o nome de Contabilometria, aliados também à Matemática e a Informática.
A participação do contador para a Sociedade é imprescindível. A contabilidade usa registros e fatos ocorridos dentro de uma empresa e organiza-os em dados numéricos para mostrar a real situação da mesma. O papel principal da contabilidade é transformar os dados estatísticos em informações.
Já a estatística ajuda na solução de problemas, obtendo, organizando e analisando dados estatísticos. É a ciência da contagem e coleta de dados.
“O termo Contabilometria surgiu na bibliografia contábil em 1982, a partir da publicação na Revista Brasileira de Contabilidade, do artigo intitulado “Existirá a Contabilometria?” de autoria do Prof. Sérgio de Iudícibus. Naquele trabalho, o autor criou o conceito de Contabilometria à semelhança do que a Econometria representa para a Economia, definindo suas características gerais no contexto da Contabilidade”.
A Contabilometria possibilita a utilização dos dados contábeis, como instrumento informativo, projetado para o futuro.
A contabilometria permite ao profissional contábil aumentar seu desempenho na área contábil; proporciona informações para os processos de planejamento, controle, e tomada de decisões, tornando possível a resolução de grande variedade de problemas, levando a Contabilidade para mais perto da objetividade. Quanto a seu objeto, pode se considerar ciência do Patrimônio, que evidencia as variações quantitativas e qualitativas do mesmo. Em uma visão geral, ciência que registra e avalia como e quão bem a entidade utilizou os recursos a ela confiados.
Sendo assim uma empresa não pode dispensar uma avaliação de desempenho e rentabilidade dos empreendimentos, para alcançar