a estatistica na contabilidade
Os objetivos da contabilidade, ou como alguns autores preferem, as finalidade da contabilidade são destacadas por diferentes estudiosos da ciência contábil, conforme a resolução 774 CFC (conselho federal de contabilidade) a existência de objetivos específicos não é essencial á características “puras”, aquela que se concreta tão-somente no seu objetivo”
Além da visão cientifica existe a pragmática em defesa de que a aplicação da contabilidade a uma entidade particularizada busca prever os usuários com informações sobre a natureza, econômica, financeira e física do patrimônio, o que compreende registros, demonstrações, analises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob relatos, tablas, entre outros.
As concepções a seguir, relata a visão mais cientifica, ou mais pragmática, são alguns objetivos na visa de alguns estudiosos:
O objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais Iudícibus (1995, p. 21).
Favero e outros (1997, p. 13):
Na Contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, com a finalidade de tomar as decisões que considerarem necessárias.
Hendriksen (1999, p. 92) cita que:
O primeiro enfoque à definição dos objetivos da contabilidade concentrou-se no cálculo e na apresentação do lucro líquido resultante de regras específicas de realização e vinculação num balanço que relacionasse o período corrente a períodos futuros”.
O mesmo Hendriksen (1999, p. 93) informa que o Estudo de Pesquisa em contabilidade número 1 apresenta os seguintes objetivos da Contabilidade.
Medir os recursos possuídos por entidades específicas. Refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes. Medir as variações desses recursos, direitos e interesses.