Analise e desenvolvimento de sistemas
1.Explique o funcionamento de um monitor CRT e de um monitor TFT – LCD, explorando as diferenças entre ambos. Efectue uma pequena reflexão acerca das vantagens e desvantagens comparativamente aos dois tipos de monitores.
Os monitores passaram a ser usados em larga escala apenas a partir do final da década de 70, mas, assim como outros dispositivos, tiveram uma evolução notável. Actualmente, usamos os CRT e LCD.
Os monitores CRT utilizam um princípio bastante simples, fundamentalmente a mesma tecnologia usada nas televisões desde a década de 1930. Um canhão de electrões bombardeia as células de fósforo que recobrem a tela, fazendo com que elas se iluminem em diferentes intensidades (de acordo com a intensidade da descarga).
O conector VGA transporta os sinais analógicos referentes às três cores primárias (azul, verde e vermelho), além dos sinais de sincronismo horizontal e vertical, como o nome sugere, estes dois últimos são responsáveis pelo movimento do canhão de electrões do monitor, que varre toda a tela continuamente, actualizando cada pixel com os sinais referentes às três cores.
Variando rapidamente as tensões fornecidas, a placa de vídeo consegue que cada um dos três pontos que compõe cada pixel brilhe numa intensidade diferente, formando a imagem. Quando é necessário obter um pixel branco, são usadas as tensões máximas para os três pixéis.
As células de fósforo apagam-se rapidamente, por isto, a imagem precisa de ser actualizada várias vezes por segundo, processo chamado de “refresh”. A taxa de actualização da imagem é uma configuração importante nos monitores CRT, pois uma baixa taxa de actualização faz com que o intervalo entre as actualizações seja muito longo, fazendo com que as células passem a piscar, perdendo a luminosidade durante o intervalo da actualização e sendo reacendidas na actualização seguinte. Este fenómeno é chamado de flicker e torna bastante desconfortável usar o monitor por longos períodos, podendo, a longo