Atividade prática supervisionada “por que e como utilizar as redes sociais na comunicação das empresas”
2012
Sumário
1. Introdução 4
2. Redes Sociais 5
2.1 Facebook 6
2.2 Twitter 6
2.3 Linked In 7
3. Comunicação 8
4. Conclusão 10
Referencias Bibliográficas 11
1. Introdução
Com a digitalização cada vez mais ascendente, estima-se que, atualmente, cerca de 85% dos brasileiros tem acesso às redes sociais, e com isso as organizações, se encontram em um momento no qual é impossível fica alheio à esta ferramenta que já está impregnada no cotidiano das pessoas.
Segundo Ribeiro (2011), as redes sociais tem maior vantagem do que websites, pelo seu maior caráter participativo e de maior fluxo de comunicação entre cliente e empresa, partindo disso, percebe-se que esta ferramenta torna-se fundamental nas organizações que pretendem expandir seus canais de comunicação.
Este trabalho tem por finalidade apresentar, o papel e as razões da utilização destas redes sociais na comunicação das empresas.
2. Redes Sociais
O termo rede tem origem do latim rete, que significa conjunto entrelaçados de fios, que unidos dão origem à rede.
Castells, em seu livro “Sociedade em Rede”, traz um conceito de cultura da virtualidade real, onde não a separação do real para o simbólico não existe, é onde conseguimos identificar as redes sociais, pois nelas torna-se possível, uma intersecção sólida entre o real e o virtual.
Com a configuração da web 2.0, termo apresentado por Tim O’Rilley, a forma de comunicar surge de uma forma muito mais ativa, onde não somente desenvolvedores de tecnologia detém ferramentas de comunicação, mas também os usuários são criadores de informação, a partir daí começa a delinear as redes sociais. Essas redes são compostas por pessoas e/ou organizações que interagem entre si por meio das plataformas virtuais, interações essas que partilham objetivos e valores comuns.
A configuração das redes sociais é horizontal, onde não há hierarquização, assim como a rede é composta