estatistica aplicada
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Estatística é ferramenta fundamental para que se possa traçar planos sociais e econômicos e projetar metas para o futuro. Técnicas estatísticas sofisticadas permitem prever com um bom grau de precisão, variáveis como tamanho da população, taxa de desemprego, demanda por determinados bens e serviços e formular planos para atingir uma taxa razoável de progresso no bem-estar social. Com a imensa quantidade de dados e indicadores sócio-econômicos e demográficos que hoje em dia são facilmente coletados pelos diferentes institutos de pesquisa (públicos ou privados) e o grau de sofisticação a que chegaram as técnicas estatísticas, a importância do estatístico deverá ser cada vez maior, tanto na tomada cada vez mais precisa de decisões a nível nacional, como no monitoramento constante da modelagem utilizada para manter o bom desempenho das políticas adotadas.
Os órgãos públicos, também utilizam deste conceito,ou seja ele também utiliza a estatística como ferramenta importantíssima para demonstrar resultados obitdios e dados para seu público, os habitantes da cidade.exemplos de como os órgaos públicos exercitam esta atividade.
Consumo de conbustível em uma frota de veiculos: Uma entidade necessita de uma pesquisa para apurar através de dados estatísticos, qual é o consumo que esta frota realiza mês a mês , pois só assim tem como avaliar por exemplo, em que mês se gasta mais e menos conbustível,estas informações se tornam de vital importância, para fazer a apuração de estoque e em que período comprar mais ou menos combustível.