Estaticista artigo médico
1.0) Artigo sob análise
O artigo escolhido tem como título: Distribuição geográfica dos médicos no Brasil: uma análise a partir de um modelo de escolha locacional de autoria de Luciano Póvoa e Mônica Viegas Andrade, em nome do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo objetivo era analisar o papel de alguns fatores destacados na literatura como sendo importantes para a compreensão da escolha locacional dos médicos e, consequentemente, da sua distribuição geográfica no Brasil. Os resultados apontam uma atração exercida pelas vagas em programas de residência, indicando que a probabilidade de um médico ser não-natural é maior em Estados que oferecem mais vagas.
2.0) Referência do artigo
POVOA, Luciano; ANDRADE, Mônica Viegas. Distribuição geográfica dos médicos no Brasil: uma análise a partir de um modelo de escolha locacional. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n.8, Aug. 2006. Available from. access on 09 May 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000800004.
3.0) Descrição estatística
3.1) População e amostragem
Para realização do artigo em foco, não havia uma fonte de dados sobre médicos no Brasil com informações específicas acerca de suas características de migração. Os dados do Conselho Federal de Medicina, apesar de conterem informações sobre a localização dos médicos e sua especialização, não disponibilizam informações sobre a migração dos mesmos. Desta maneira, para estimar o modelo foram utilizados os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que fornece uma ampla variedade de informações individuais, como educação, trabalho, renda e características de migração.
O período de análise é de 1997 a 2001 e foi definido pela disponibilidade de dados sobre o número de médicos, um total de 1.959 médicos na amostra, e as características de cada