Estat Stica
Estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.
A Estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Para esclarecer e fixar melhor o conceito de Estatística, será interessante dizer-se alguma coisa sobre aquilo que ela não é.
Em primeiro lugar, a Estatística não é, de forma alguma, um método mediante a qual pode se provar tudo aquilo que se deseja. Na realidade, não há nada que um indivíduo superficial ou inescrupuloso extraia de um estudo estatístico suas próprias conclusões, a os pesar da existência dos dados numéricos. Em segundo lugar, a Estatística não é simplesmente uma coleção de dados (estatísticos) nem constitui um substituto de pensamento abstrato, teórico ou do exame minudente dos casos excepcionais. Dessa forma, os métodos estatísticos não se opõem, de modo algum, a análise qualitativa dos casos particulares. Ambos os métodos se completam. Além disso, não é correto afirmar que a Estatística somente seja aplicável em presença de um grande número de casos ou que não possa ser usada em